Já se passaram exatos 30 anos desde que a Audi começou a atuar no mercado brasileiro, trazida pelas mãos do piloto Ayrton Senna, um dos maiores ícones do automobilismo mundial. Para comemorar, a montadora lançou um projeto chamado O Legado do S.
A ideia do "O Legado do S" é mapear, pelas estradas brasileiras, trechos de curvas consecutivas que remetam ao S do Senna presente no Autódromo José Carlos Pace, o famoso Autódromo de Interlagos, inaugurado em 1938. A famosa curva surgiu em 1989 por sugestão do próprio Senna para otimizar o traçado que passava por alterações na época.
O famoso "S do Senna" no circuito de Interlagos.Fonte: Divulgação/Audi
Além do mapeamento das curvas pelas estradas do país, a Audi produziu um documentário homônimo em parceria com empresas de renome como Warner Bros., Senna Brands, Discovery e Sweet Filmes. A peça de 18 minutos e 53 segundos pode ser assistida no canal oficial do Discovery Brasil no YouTube; acesse através desse link direto.
Nela são explorados a relação do piloto com a Audi, a história da curva "S do Senna" e o que está por trás da busca por trechos similares pelo país, tudo contado por personagens que tiveram contato próximo ao piloto como o jornalista Reginaldo Leme, o ex-piloto Christian Fittipaldi e Leonardo Senna, irmão de Ayrton e sócio dele na Senna Imports.
"Da mesma forma que o Senna trouxe a Audi ao Brasil, estamos retribuindo ao levar a curva do Senna para todo o país. Queremos seguir construindo uma história em comum com o Senna e esse projeto caminha no sentido de fortalecimento e perpetuação do seu legado”, declara Daniel Rojas, presidente e CEO da Audi do Brasil.
Nei do Vale, médico veterinário e fã de Ayrton Senna, teve a chance de pilotar um Audi S2 por Interlagos.Fonte: Divulgação/Audi
Essa ação é a principal ativação da Audi do Brasil desde a retomada da parceria com a Senna Brands, ocorrida em março desse ano, em homenagem ao aniversário de três décadas de operações da marca das quatro argolas no país. É apenas a primeira de outras que virão em um futuro a médio prazo, pensadas para perpetuar a memória do piloto.
O Legado do S teve como parceiro de tecnologia a Bolha, um estúdio de inovação digital que desenvolveu algoritmos capazes de analisar as curvas das estradas e calcular uma porcentagem de similaridade em relação à curva original do Autódromo de Interlagos, seguindo seu traçado, comprimento e direção como referência.
“Essa tecnologia, que combina geolocalização, análise de dados e inteligência artificial, permite identificar e sinalizar trechos em diferentes regiões do país, ampliando a história da curva criada por Senna de maneira tangível e acessível a todos”, afirma Nagib Nassif Filho, CEO e co-fundador da Bolha.
Categorias