Cientista japonês cria tela de TV para lamber que reproduz sabores
A Taste The TV (TTTV) é capaz de reproduzir sabores das comidas que são exibidas na tela

Imagem de Cientista japonês cria tela de TV para lamber que reproduz sabores no tecmundo
Após quase dois anos em casa por conta da pandemia causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, o pesquisador e professor da Universidade de Meiji (Japão), Homei Miyashita, disse que sente saudades dos restaurantes ao redor do mundo e, por isso, teve uma ideia: criou um protótipo de televisão com uma tela "lambível" cheia de sabores.
A Japanese professor has developed a prototype lickable TV screen that can imitate food flavors, another step towards creating a multi-sensory viewing experience https://t.co/HeQzgsyInX 1/5 pic.twitter.com/01yXOqCMCy
— Reuters (@Reuters) December 23, 2021
Em outras palavras, ele desenvolveu um aparelho que oferece o sabor da comida que está sendo exibida na TV — é aí que entra a lambida. Por exemplo, em uma demonstração, uma das alunas de Homei experimenta chocolate diretamente da tela.
Como funciona a tela "lambível"?
Nomeado de Taste The TV (TTTV), o aparelho funciona quase como um acessório para a TV, já que ele produz sabores borrifados em um tipo de papel filme posicionado sobre uma tela plana. Para criar a experiência, o dispositivo tem dez tubos com diferentes aromas que se misturam e criam as combinações.
“O objetivo é tornar possível para as pessoas terem a experiência de algo como comer em um restaurante do outro lado do mundo, mesmo estando em casa”, disse o criador da TTTV.
Segundo o professor, o aparelho pode ser usado para diversos fins, como em um menu de restaurante ou para "experimentar" sabores que estão presentes em filmes e programas de culinária. Isso quer dizer que, por exemplo, você poderia assistir a uma receita em vídeo de salpicão e sentir o gosto do prato quase em tempo real.
Por enquanto, não existe previsão de lançamento para a TTTV, contudo, Miyashita revelou que uma versão comercial do aparelho custaria US$ 875 (cerca de R$ 4.929 na cotação atual).

Especialista em Redator
Lucas Guimarães escreve sobre ciência e tecnologia há mais de dez anos.