Qualcomm obtém liminar que impede venda de alguns iPhones na China
Apple está impedida de vender certos modelos com versões antigas do iOS

Imagem de Qualcomm obtém liminar que impede venda de alguns iPhones na China no tecmundo
A Qualcomm obteve na Justiça uma liminar que impede a venda de alguns modelos de iPhone na China. A fabricante de microchips entrou com uma ação ainda no fim de 2017 pedindo a suspensão da venda e, agora, a Apple não pode mais vender iPhones dos modelos 6s ao X com versões antigas do iOS.
A decisão, revela a Reuters, foi concedida pela Corte de Intermediação Popular de Fuzhou, na China, a mesma que baniu a importação de algumas memórias da fabricante Micron Technology, também dos EUA.
O problema que levou à proibição envolve violação de patentes da Qualcomm em softwares da Apple com recursos de redimensionamento de imagens e gerenciamento de apps em uma tela sensível ao toque. “A Apple continua a se beneficiar de nossa propriedade intelectual da apesar de se recusar a nos recompensar [por isso]”, informa a companhia chinesa em comunicado.
Alguns modelos de iPhone com versões antigas do iOS estão proibidos na China. (Fonte: Pexels/Math)
Como se trata de uma patente de software, a solução da Apple para continuar a vender os seus aparelhos na China sem contrariar a decisão judicial é simples e pode ser resolvida com uma atualização do iOS. Em comunicado, a empresa de Cupertino afirmou que esse será, de fato, o caminho: os dispositivos continuarão a ser vendidos, mas receberão uma versão mais recente do sistema operacional.
E esse foi mais um episódio das longas disputas judiciais envolvendo Apple e Qualcomm.