O Google finalmente lançou sua própria ferramenta geradora de vídeos com inteligência artificial para o público. Viabilizado pelo Veo 2, modelo generativo anunciado em dezembro, o recurso está disponível para assinantes do Gemini Advanced.
O Veo 2 é o modelo de IA para geração de vídeos mais recente do Google. No lançamento, foram destacadas suas capacidades de interpretação de contexto e domínio de elementos únicos da cinematografia, como gêneros, tipos de lente e efeitos visuais.
- Confira também: NotebookLM, assistente de estudos com IA do Google, pode buscar fontes por conta própria
Originalmente, o Veo 2 é capaz de gerar vídeos em resolução 4K e com até dois minutos de duração. No entanto, nesta versão liberada para assinantes, as criações estão limitadas a 720p (HD), até 8 segundos de duração, formato widescreen 16:9 e compactadas em arquivos MP4.

Além do Gemini, o Veo 2 também estará disponível via Whisk, plataforma simplificada para criação de imagens. Nesse caso, o modelo será incorporado à ferramenta Whisk Animate, igualmente restrita a vídeos de até 8 segundos.
Cada usuário poderá gerar uma quantidade limitada (não especificada) de vídeos por mês. O Google informou que uma notificação será enviada quando o usuário estiver próximo do limite mensal.
Como criar vídeos com o Gemini?
Para criar vídeos com o Gemini, basta descrever a cena desejada, incluindo detalhes visuais, efeitos, tipo de equipamento e sequência de ações. “Quanto mais detalhada for a descrição, maior será o seu controle sobre o vídeo final”, explicou o Google.
O processo é semelhante à geração de imagens no ChatGPT ou no Meta AI, via WhatsApp. No entanto, o Gemini não oferece nenhuma ferramenta de edição manual para os vídeos gerados.
A possibilidade de baixar os vídeos em formato MP4 facilita o compartilhamento. Assim que o vídeo for finalizado, ele pode ser salvo na galeria do celular ou do computador e enviado por mensageiros ou redes sociais.
Assim como outras criações sintéticas de IA do Google, os vídeos gerados pelo Veo 2 são marcados com o identificador SynthID. Essa marca d’água invisível permite que ferramentas especializadas identifiquem a origem da IA, embora possa ser contornada com técnicas específicas.
Quanto custa o Gemini Advanced?
Para usar a ferramenta de geração de vídeos do Gemini e do Whisk Animate, é necessário ser assinante do Gemini Advanced. Atualmente, o plano mais acessível custa R$ 96,99 por mês.
Quer ver de perto o que as novas IAs de vídeo são capazes de fazer? Acompanhe o TecMundo nas redes sociais e fique por dentro das principais inovações em inteligência artificial!
Categorias