The BRIEF

Facebook anuncia compra da PlayGiga, plataforma de games na nuvem

A aquisição da empresa espanhola teria sido de €78 milhões e abre brecha para novo serviço de games da companhia de Zuckerberg

em 20/12/2019, 16:00
Facebook anuncia compra da PlayGiga, plataforma de games na nuvem

Fonte:

Imagem de Facebook anuncia compra da PlayGiga, plataforma de games na nuvem no tecmundo

O Facebook anunciou a compra da PlayGiga, plataforma especializada em jogos na nuvem, na conta oficial de sua divisão Gaming no Twitter. No entanto, a informação veio de maneira breve: “Estamos felizes em receber o @PlayGiga no time do Facebook Gaming. Recusaremos comentários, por enquanto”, diz a publicação.

Já a empresa espanhola, também não trouxe muitos detalhes sobre a venda, ao apontar apenas que sua equipe estaria “em direção a algo novo” daqui para frente. Segundo o jornal CNBC, a aquisição foi de €78 milhões, embora não tenha sido confirmada pelo Facebook.

Diante do silêncio de ambas as companhias, ainda é cedo para prever exatamente como o Facebook explorará os recursos da PlayGiga. Contudo, nota-se certo interesse de gigantes da tecnologia em investir em games na nuvem, com a chegada de novos players. Em novembro, a Google lançou o Stadia, enquanto a Microsoft trará seu xCloud em 2020.

Facebook adicionou a aba Gaming em março de 2019. (Fonte: Facebook/Divulgação)

Por outro lado, os esforços do Facebook nesse sentido também ficaram evidentes nos últimos anos, ao reunir 700 milhões de usuários no segmento. Em março, a empresa de Zuckerberg lançou a aba Gaming à sua rede social principal, que funciona de modo similar ao Twitch, além de um catálogo de jogos baseados na web.

Em 2014, adquiriu a Oculus, startup com foco em games de realidade virtual. Já em novembro deste ano, comprou a Beat Studios, desenvolvedora do game de RV Beat Saber.

Por sua vez, a PlayGiga é uma empresa de menor porte, se comparada aos concorrentes do Facebook, mas que conta com uma biblioteca de 300 jogos, disponíveis para a Suécia, Áustria, Holanda e Guatemala.

Esse fato também não seria uma garantia de lançamento de um novo serviço de games em nuvem, porém poderia pavimentar o caminho para que isso acontecesse, caso o Facebook decida aproveitar os conhecimentos e tecnologias da startup espanhola para algo próprio.

Veja também