Ziraldo, cartunista brasileiro criador de 'O Menino Maluquinho' morre aos 91 anos
Trabalhos do artista fizeram parte da infância de milhões de brasileiros
Morreu na tarde de hoje (6 de abril de 2024) o cartunista Ziraldo Alves Pinto, conhecido nacionalmente por seu primeiro nome, Ziraldo. Quando falamos sobre os artistas brasileiros que marcaram a infância de gerações, certamente o nome de Ziraldo é sempre mencionado.
Mineiro nascido em Caratinga, começou a desenhar profissionalmente nos anos 50 e começou a ser reconhecido por sua arte política. Como relembra o G1, nessa época ele participou de publicações com as revistas "A Cigarra" e "O Cruzeiro", além de desenhar para o jornal "A Folha de Minas".
Mas foi a partir da década de 1980 que alguns de seus personagens ganharam o Brasil todo. Nessa época ele lança "O Menino Maluquinho" como um livro infantil, sendo depois levado para os quadrinhos - que foram lançados entre 1989 e 2007.
Foto por Tomaz Silva/ABr - Ziraldo é homenageado na 16ª Bienal Internacional do Livro, CC BY 3.0 br,
O personagem ganhou também várias outras mídias, incluindo um flme live-action em 1995, animações em 2005, 2014 e mais recentemente em 2020 - série essa disponível na produzida pela Netflix em parceria com o estúdio Chatrone. Ziraldo também criou diversos outros personagens, incluindo um dos favoritos deste que escreve a postagem( que é "O Bichinho da Maçã", lançado em 1982).
Ziraldo tinha 91 anos e, segundo a família, morreu dormindo.

Por Renan Hamann
Renan Hamann é editor-chefe no TecMundo e acumula mais de 15 anos de experiência no jornalismo de tecnologia.
Veja também
Tags
Minha Série é um canal de entretenimento do TecMundo. Trazemos novidades incríveis sobre séries e filmes que estão na hype em todo o mundo.