Transportes

Tesla anuncia fábrica na Índia para 2021, mas e o Brasil?

Na última semana, o CEO afirmou que em 2021 abrirá uma fábrica da Tesla na Índia, enquanto os planos sobre o Brasil continuam suspensos

em 02/10/2020, 13:30
Tesla anuncia fábrica na Índia para 2021, mas e o Brasil?

Fonte:  Pexels/Reprodução 

Imagem de Tesla anuncia fábrica na Índia para 2021, mas e o Brasil? no tecmundo

O CEO da Tesla, Elon Musk, confirmou na última quinta-feira (24) a abertura de uma fábrica da Tesla na Índia. Em resposta a uma pergunta em seu Twitter, o executivo garantiu que isso acontecerá em 2021 "sem falta". De acordo com a previsão original, a abertura seria neste ano. Contudo, algo similar já foi dito por ele acerca do Brasil.

Em razão do adiamento, Musk agradeceu aos seus fãs indianos pela paciência. Segundo a Tesla, a pandemia de covid-19 teria sido a razão principal para a mudança de planos. Além da Índia, outros locais também receberão fábricas da empresa, como Austin, nos EUA, e Berlim, capital da Alemanha. 

Tesla chegará ao Brasil?

a  Pexels/Reprodução 

Em fevereiro deste ano, o governo brasileiro teria iniciado as negociações não-oficiais com a fabricante estadunidense — o que, até o momento, não resultou em nada concreto.

No entanto, as especulações sobre o assunto começaram em 2018, quando Musk revelou em seu Twitter a intenção de instalar uma filial em terras tupiniquins. Desde então, a chama de esperança dos brasileiros em ter uma fábrica da Tesla no país permanece acesa.

Incompatibilidades com mercado nacional

Segundo analistas, as práticas da empresa não correspondem ao mercado nacional, afinal a venda de veículos 100% elétricos representa uma parcela mínima no país. 
Uma análise da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) indica que, no ano passado, foram vendidos apenas 539 carros deste segmento. A concessionária brasileira Elektra Motors, que importa carros da Tesla desde 2016, só vendeu 14 unidades da montadora até fevereiro deste ano.

Além disso, o carro mais barato da montadora custa R$ 450 mil e outros modelos podem chegar a R$ 1,2 milhão, preços que fogem totalmente dos padrões de renda nacionais — sobretudo, nos atuais tempos de crise econômica.

Veja também