Redes Sociais

Instagram está testando anúncios que não podem ser pulados, relatam usuários

Supostamente, usuários estão sendo surpreendidos com anúncios no meio do feed, que não podem ser ignorados.

em 04/06/2024, 06:11
Instagram está testando anúncios que não podem ser pulados, relatam usuários

Fonte:  Threads @thedanlevy/Reprodução 

Imagem de Instagram está testando anúncios que não podem ser pulados, relatam usuários no tecmundo

O Instagram está testando anúncios no feed que não podem ser pulados, segundo  usuários do X (antigo Twitter) e Reddit. De acordo com os relatos, as pessoas foram surpreendidas com propagandas que possuem um contador decrescente, que deve ser zerado antes que elas possam voltar a acompanhar as postagens da linha do tempo.

O suposto recurso está sendo chamado de “ad breaks” ou “intervalo publicitário”, e será exibido aleatoriamente, enquanto o usuário navega. A novidade possivelmente é um teste que está sendo exibido para uma parcela muito pequena de pessoas. Mesmo assim, eles foram capazes de chamar a atenção na internet ao descrever como a novidade é intrusiva e frustrante.

De acordo com os usuários, quando a janela do anúncio aparece, é necessário aguardar entre três e cinco segundos para continuar navegando. A abordagem é muito parecida com propagandas exibidas em apps e jogos gratuitos.

Um dos pontos citados por quem passou pela nova experiência na rede é que é simplesmente impossível fechar a propaganda. Um dos usuários disse que quando aconteceu com ele, a única reação foi fechar a plataforma para se livrar da chateação.

Experiência pode ser pior que no YouTube

O YouTube adotou os anúncios que não podem ser ignorados há alguns anos, para determinados anunciantes. Logo, a estratégia não é uma novidade no mercado. O problema é que o conteúdo do Instagram é muito mais dinâmico e requer menos tempo de engajamento.

Qualquer interrupção pode irritar muito mais os usuários da plataforma do que em uma rede social focada em vídeos longos.

A duração de um vídeo no YouTube é suficiente para que uma pessoa veja dezenas de memes no Instagram, entre imagens e vídeos no Reels. Por isso, os “contemplados” com a novidade disseram que se sentiram encorajados a não permanecer online. Um deles falou que esses anúncios “interrompem o fluxo do usuário”.

Os anúncios não puláveis têm um contador que faz o usuário esperar de 3 a 5 segundos para voltar a navegar. (Imagem: Threads @thedanlevy/Reprodução)Os anúncios não puláveis têm um contador que faz o usuário esperar de 3 a 5 segundos para voltar a navegar. (Imagem: Threads @thedanlevy/Reprodução)

No caso do YouTube, o Google tem sido rigorosa em relação aos usuários que utilizam os bloqueadores de anúncios. A plataforma de streaming conta com um plano Premium que retira a publicidade. 

Resta saber se a Meta deseja levar os anúncios não ignoráveis adiante no Instagram e lançar planos pagos sem propagandas.


Avatar do(a) autor(a): Ramalho Lima

Por Ramalho Lima

Especialista em Redator

Fã de tecnologia desde criança. Ex-early adopter (tá bom, de vez em quando ainda acontece). Curto música, Android e Linux. Um bom aspirador robô pode mudar sua vida.


Veja também