Aplicativo que rouba senha do Facebook estava na Google Play Store
O vírus buscava, entre outros países, infectar celulares no Brasil

Imagem de Aplicativo que rouba senha do Facebook estava na Google Play Store no tecmundo
Mais uma porrada de apps maliciosos foram encontrados na Play Store. De acordo com a Trend Micro e Avast, o aplicativo "Download Videos from Facebook" (Baixe Vídeos do Facebook) possuía, de maneira disfarçada, o malware GhostTeam, com a capacidade de roubar senhas do Facebook. Além dele, outras 55 aplicações encontradas continham o malware.
Todas as aplicações maliciosas foram retiradas da Play Store. O vírus buscava, entre outros países, infectar celulares no Brasil.
Já para roubar a senha, acontecia o clássico esquema de phishing
Além do "Download Videos from Facebook", o GhostTeam era encontrado em apps que simulavam, por exemplo: lanterna, scanner de código QR, limpadores de memória, apps para download de vídeos e programas para melhorar o desempenho do celular.
Parte desses apps exigia a aprovação do usuário para receber permissões de administrador. Dessa maneira, ele conseguia pegar informações como ID do gadget, localização, idioma e até parâmetros de tela.
Já para roubar a senha, acontecia o clássico esquema de phishing: o usuário abria o app, que pedia login e senha do Facebook para parear com o vídeo a ser baixado. Nesse momento que acontecia o roubo das senhas.
Caso você tenha feito o download do app, vale excluir a aplicação do sistema e trocar a senha do Facebook.

Por Felipe Payão
Felipe Payão é jornalista. Cobre a editoria de cibersegurança com foco em cibercrime há oito anos e possui dois prêmios especializados: ESET América Latina e Comunique-se 2021.