A Microsoft anunciou na terça-feira (8) uma série de novidades para o OneDrive, o serviço de armazenamento de arquivos da empresa. Tanto a versão web e para computadores quanto o aplicativo em dispositivos móveis receberam melhorias e reformulações no visual.
Boa parte das adições em funcionamento a usa inteligência artificial (IA) do Copilot para otimizar e acelerar processos, além de gerar conteúdos com base em comandos de texto ou atalhos.
O Copilot integrado ao OneDrive.Fonte: Microsoft
Os Copilot Agents, que são assistentes customizados para usos específicos, agora estarão disponíveis no OneDrive e pode ajudar você ao serem alimentados com os arquivos armazenados e virarem especialistas na sua biblioteca.
Dessa forma, você pode automatizar tarefas e solicitar a criação de conteúdos que demandariam trabalhos repetitivos do próprio usuário — como resumir uma ata de reunião, por exemplo. O funcionamento do chatbot será integrado também a outros serviços da companhia, como o Microsoft Teams e o SharePoint.
O que mais mudou no OneDrive?
O serviço de armazenamento ainda foi "turbinado" em performance pela empresa para deixar a navegação mais ágil e dinâmica entre pastas e arquivos. Agora, é possível até visualizar, editar e organizar pastas ou documentos enquanto você estiver offline.
A busca ficou mais inteligente, com filtros que geram resultados mais detalhados e precisos. O OneDrive aprimorou a pesquisa em pastas próprias ou colaborativas, encontrando o arquivo que você procurava com mais agilidade.
A Microsoft promete que a busca no OneDrive vai melhorar.Fonte: OneDrive
No visual, agora é possível transformar as suas pastas do Explorador de Arquivos do Windows em coloridas, personalizando elas de acordo com a organização que você já usa em outros serviços.
As pastas coloridas.Fonte: OneDrive
A Microsoft prometeu ainda para até a metade de 2025 uma atualização de grande porte nas bibliotecas de documentos, melhorando consideravelmente o desempenho de uso.
Além disso, ela vai facilitar o compartilhamento de documentos com outras pessoas e fornecer informações importantes, como quem está vendo o arquivo naquele momento.
Por fim, o aplicativo mobile do OneDrive foi repaginado em uma função específica: a exibição de fotos. A experiência de ver galerias de imagens vai melhorar bastante, com facilidade de navegação entre álbuns, busca mais precisa e a criação de memórias de eventos passados.
O serviço quer competir com o Google Fotos diretamente.Fonte: OneDrive
A importação de galerias de serviços rivais e que têm apps dedicados para imagens, como o Google Fotos, também foi confirmada pela empresa.
Assinantes de planos Microsoft 365 que pretendem usar o OneDrive para guardar esse tipo de arquivo ainda vão ganhar novas opções de armazenamento com mais espaço no futuro, em planos com até 10 TB que serão detalhados em breve.
Fontes