Android melhora alerta de monitoramento por um rastreador desconhecido

1 min de leitura
Imagem de: Android melhora alerta de monitoramento por um rastreador desconhecido

O recurso de alerta de rastreadores desconhecidos disponível no Android acaba de receber duas novas atualizações importantes, que vão tornar mais fácil a detecção desse tipo de dispositivo Bluetooth nas proximidades. As melhorias foram reveladas pelo Google na quarta-feira (11).

Uma das novidades é a possibilidade de pausar, temporariamente, o envio de atualizações sobre a localização para a rede “Encontre meu Dispositivo” se um rastreador compatível e não reconhecido for identificado. O celular deixará de compartilhar os dados por até 24 horas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O Android reforçou a segurança contra os rastreadores Bluetooth usados indevidamente. (Imagem: Google/Divulgação)
O Android reforçou a segurança contra os rastreadores Bluetooth usados indevidamente. (Imagem: Google/Divulgação)

De acordo com a gigante de Mountain View, a adição fornece uma camada extra de privacidade e controle, evitando que a sua localização fique disponível para a pessoa que estiver usando a tag para monitorar seus passos. Além disso, o usuário ganhará algumas horas para encontrar e desativar fisicamente o dispositivo.

Já a segunda atualização do alerta de rastreador desconhecido do Android oferece a opção de acionar a função “Encontre nas Proximidades” para localizar a tag indesejada, ao receber uma notificação. O smartphone guiará o usuário até o aparelho e o orientará no processo de desativação dele.

Uso indevido de rastreadores em alta

As atualizações do alerta de rastreadores Bluetooth desconhecidos do Android surgem em meio ao aumento da utilização indevida desses aparelhos. Como observa o The Verge, stalkers e agressores domésticos têm aproveitado a tecnologia para acompanhar cada passo de seus alvos.

No ano passado, a Apple foi alvo de uma ação coletiva em que é acusada de contribuir com perseguidores usando AirTags para rastrear suas vítimas. O processo cita alguns casos que terminaram de forma trágica, resultando no assassinato das pessoas monitoradas com a tecnologia.

Diante dos casos recorrentes, as fabricantes têm investido em ferramentas para combater o stalking por meio dos rastreadores. No início de 2024, Apple e Google lançaram uma nova especificação do setor, denominada “Detectando Rastreadores de Localização Indesejados”, que reforça a segurança de usuários do iOS e do Android.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.