O Google lançou na quinta-feira (12) o Android XR, um sistema operacional de realidade estendida para a “próxima geração de computação”, como definiu a empresa. Criada em parceria com Samsung e Qualcomm, a plataforma vai alimentar headsets concorrentes do Apple Vision Pro.
Dedicado aos dispositivos de realidade virtual e aumentada, o software traz versões adaptadas de aplicativos da companhia de Mountain View, exibindo vídeos do YouTube e imagens do Google Fotos em uma grande tela virtual e em 3D. O Google Maps é outro serviço incluído, permitindo ver o mundo de maneiras diferentes, voando sobre cidades e pontos turísticos.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Já o Chrome possibilitará abrir várias janelas virtuais simultaneamente, otimizando as multitarefas, enquanto o Circule para Pesquisar ajudará a encontrar informações sobre o que estiver à sua frente com um simples gesto. A big tech revelou que mais apps e jogos disponíveis no Android convencional serão adaptados para o sistema.
O Android XR também conta com aprimoramentos fornecidos por modelos de inteligência artificial generativa do Gemini 2.0. A IA realiza traduções em tempo real e as exibe nas lentes dos óculos de realidade mista, facilitando conversas em outros idiomas, é capaz de interpretar placas e muito mais.
Headset com Android XR estreia em 2025
De acordo com o Google, o sistema operacional rival do visionOS vai estrear em headsets que transformam a maneira como assistimos, trabalhamos e exploramos. Criado pela Samsung, o “Project Moohan” será o primeiro dispositivo com Android XR e tem estreia prevista para o ano que vem.
A gigante sul-coreana divulgou poucos detalhes sobre o protótipo, comentando que ele terá telas de última geração e ajudará a desbloquear todo o potencial da realidade estendida. “Todas essas experiências vêm com hardware leve e ergonomicamente otimizado, projetado para garantir o máximo conforto durante o uso”, afirmou.
Os testes no mundo real com os óculos executando o sistema Android XR começam em breve, com um pequeno grupo de usuários que ajudarão a desenvolver formas de garantir a privacidade de quem estiver ao redor. Por enquanto, não há qualquer informação a respeito de preços do novo gadget.
Categorias