9 jogos que são grandes propagandas

5 min de leitura
Imagem de: 9 jogos que são grandes propagandas

Uma tendência dos games atuais é trazer propagandas em alguns de seus conteúdos, seja de forma explícitas como em FIFA ou de forma mais discreta. Isso, aliás, não é uma tendência recente, já que em jogos antigos isso também acontecia bastante.

Nas linhas abaixo, vamos abordar alguns games que são grandes publicidades para marcas famosas. Ou, de certa forma, faziam referências a elas. Confira!

9. Cool Spot

Vamos começar a nossa lista com este game disponibilizado para Super Nintendo, Mega Drive e algumas outras plataformas. Aqui, temos um clássico caso de um título feito para promover a marca de refrigerantes 7UP.

Cool Spot foi grande publicidade para a 7UP. (Fonte: The Gamer/Reprodução)
Cool Spot foi grande publicidade para a 7UP. (Fonte: The Gamer/Reprodução)

Para colocar esse plano em prática, a marca de refrigerante fez uma parceria com a Virgin Interactive para criar este game de plataforma. Porém, curiosamente ele tinha carisma próprio para se manter em todas as versões, além de trazer bons gráficos e algumas doses de desafio.

8. Chester Cheetah: Too Cool to Fool

Aqui temos mais um caso clássico de publicidade em games na geração 16 bits. Chester Cheetah: Too Cool to Fool foi lançado para Mega Drive e Super Nintendo, e não é preciso ir muito longe para lembrar que esse é o mascote da Elma Chips.

Chester Cheetah é mascote da Elma Chips e estrela este game de publicidade da marca. (Fonte: Snes A Day/Reprodução)
Chester Cheetah é mascote da Elma Chips e estrela este game de publicidade da marca. (Fonte: Snes A Day/Reprodução)

O enredo visto aqui é até simples e envolve a caça de Chester Cheetah por partes de sua moto que ficou perdida. Além disso, o protagonista precisa comer salgadinhos para recuperar a energia, mas a jornada vista aqui não é tão boa quanto comer Cheetos.

7. Pepsiman

Não precisamos ir muito longe para identificar qual marca está associada ao game. Pepsiman é uma grande propaganda da Pepsi, e que curiosamente foi lançado apenas no território japonês para PlayStation.

Pepsiman é um daqueles clássicos casos de bizarrices vindas diretamente do Japão. (Fonte: IGN/Reprodução)
Pepsiman é um daqueles clássicos casos de bizarrices vindas diretamente do Japão. (Fonte: IGN/Reprodução)

Pepsiman é o mascote nipônico da Pepsi, e passa esse jogo correndo pelas fases enquanto coleta garrafas de refrigerante. Essa é uma lógica bastante maluca para um título, que ainda traz cutscenes com um americano extremamente obeso fazendo comentários um tanto quanto esquisitos.

6. Chase the Chuck Wagon

Alguns games simplesmente surgem do nada e acabam saindo do mercado tão rápido quando chegaram. E, neste caso, podemos facilmente incluir Chase the Chuck Wagon nessa lista.

Sério, pense em em um joguinho ruim lançado originalmente para Atari 2600 e totalmente sem pé nem cabeça. Na tentativa de promover as rações da Alpo, a meta aqui é controlar um cachorro e guiá-lo até a carruagem no topo da tela para ganhar comida. Só isso, mais nada.

5. America"s Army

Quer uma propaganda mais direta de algo do que a franquia America"s Army? E, para um bom entendedor, dá para perceber claramente que a ideia aqui é fazer uma grande campanha para o exército dos Estados Unidos.

Porém, o pacote visto aqui está bem longe de ser ruim. Pelo contrário: a crítica e diversos jogadores consideram a série como um bom exemplo de profundidade na narrativa e também por suas mecânicas.

America
America"s Army faz um retrato das ações do exército dos Estados Unidos. (Fonte: Steam/Divulgação)

Além disso, subir de nível no game desbloqueia novas patentes e habilidades, oferecendo uma boa simulação daquilo que um soldado vive em batalha. 

4. UFO Kamen Yakisoban

Ah, o Japão. Se há uma coisa que eles sabem fazer muito bem são os mascotes bizarros, como é o caso de Yakisoban. O personagem, em linhas gerais, tem a missão de divulgar os macarrões e ramen da Nissin.

No fim das contas, somos apresentados a UFO Kamen Yakisoban, lançado para Super Famicon no Japão. No geral, o game é um beat-em up daqueles bem meia boca, com uma fluidez tão lenta que pode fazer perder a vontade de jogar antes mesmo do miojo ficar pronto.

3. Drac"s Night Out

Eis aqui um game que infelizmente nunca viu a luz do dia, mas já teria a proposta de juntar dois nomes famosos em um só lugar. Neste caso, estamos falando de um game que seria protagonizado por uma versão mais amigável do Conde Drácula usando tênis da Reebok.

O time de desenvolvimento tinha planos de disponibilizar o game para NES aproveitando o melhor do gênero plataforma. Aliás, uma das formas de se dar bem era calçando um par de Reebok, que concederia poderes como mobilidade aumentada e pulos mais altos. Ou seja: o game serviria apenas para ser uma grande publicidade.

2. Yo! Noid

Yo! Noid foi lançado para NES, é um daqueles clássicos caso de ame ou odeie. Aqui, não há meio termo: ou você abraça a causa e se diverte com o game ou ignora e reclama por conta de algumas mecânicas.

Yo! Noid é um daqueles casos de game com o conceito de
Yo! Noid é um daqueles casos de game com o conceito de "ame ou odeie". (Fonte: Pod ou não pod/Reprodução)

O game pega carona na boa e velha cartilha dos games de plataforma, com fases variadas e alguns desafios no caminho. O principal deles é desafiar o adversário em uma competição para ver que come mais fatias de pizza da Domino"s. E, claro, para continuar avançado você deve ser a parte que come menos da competição. 

1. Global Gladiators

Por fim, fechamos a nossa lista com Global Gladiators, que apareceu nos consoles da Sega para fazer uma grande publicidade para o McDonald"s.

Ao longo dos estágios, os protagonistas Mack e Mick devem comer Big Macs e encontrar Ronald McDonald ao final de cada etapa. Porém, alguns inimigos vão tentar barrá-lo de concluir o objetivo principal: salvar o meio ambiente

Global Gladiators foi uma das gratas surpresas nos consoles da Sega. (Fonte: YouTube/Artega Omega/Reprodução)
Global Gladiators foi uma das gratas surpresas nos consoles da Sega. (Fonte: YouTube/Artega Omega/Reprodução)

No fim, Global Gladiators também traz uma trilha sonora cativante e a jogabilidade fluida. Esses elementos ajudaram a destacar o jogo, embora sua ligação com a campanha ecológica promovida pela rede McDonald"s tenha sido uma escolha incomum na época.

E você, lembra de mais jogos que podemos considerar como publicidade de alguma empresa? Compartilhe a sua opinião com os demais leitores do Voxel utilizando as nossas redes sociais.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.