A NVIDIA anunciou o lançamento inicial do G-Assist System Assistant para usuários de GeForce RTX, integrado ao NVIDIA App, com previsão para fevereiro. Ele permite ajustar e monitorar o desempenho de jogos e aplicativos em tempo real a partir de comando simples em texto ou por voz no seu PC.
O NVIDIA G-Assist opera localmente em PCs GeForce RTX AI e ele pode auxiliar no controle de diversas configurações, incluindo otimização de jogos e sistema, monitoramento de desempenho (como taxas de quadros) e controle de periféricos (como iluminação), tudo isso através de comandos de voz ou texto.
A NVIDIA publicou alguns vídeos demonstrando o novo recurso. Em um deles, que você pode ver abaixo, o usuário pede para o assistente de IA analisar o desempenho de um jogo rodando a tempo real.
Além de uma breve resposta, ele pede para que o G-Assist crie um gráfico de estatísticas de desempenho, que pode ser até baixado e compartilhado, no caso, o gráfico ostra a relação entre uso de GPU e CPU no sistema nos últimos 240s.
O sistema utiliza um Small Language Model (SLM) ajustado para interpretar linguagem natural e acionar APIs da NVIDIA e de terceiros. Entre as funcionalidades oferecidas, estão diagnósticos e recomendações em tempo real para otimizar o sistema, melhorar a eficiência energética, ajustar configurações de jogos e realizar overclock na GPU.
Métricas de desempenho, como FPS, latência, utilização da GPU e temperaturas, também são monitoradas e podem ser exportadas. Além disso, o assistente responde a perguntas sobre o PC e o software NVIDIA integrado à placa de vídeo GeForce RTX, e permite o controle de periféricos e aplicativos com comandos simples.
O acesso ao assistente será feito através do overlay do NVIDIA App, permitindo o uso de comandos digitados ou por voz.
O NVIDIA G-Assist faz o processamento da IA na sua placa de vídeo
Vale lembrar que, diferente de modelos de IA hospedados na nuvem, este recurso opera localmente na placa de vídeo GeForce RTX, o que garante respostas rápidas, uso gratuito e funcionalidade offline.
De acordo com a NVIDIA, ao utilizar o G-Assist para tarefas como ajustar configurações gráficas ou monitorar as temperaturas da GPU, a sua placa de vídeo RTX destina temporariamente uma fração de sua capacidade para realizar processamento de IA.
Durante esse curto período, pode haver uma leve redução na taxa de quadros caso você esteja jogando ou rodando outro programa que exija alto desempenho gráfico. No entanto, assim que o G-Assist conclui sua função, a GPU retoma sua potência total para o jogo ou aplicativo em execução.
A NVIDIA anunciou que disponibilizará um repositório no GitHub com exemplos para a criação de "plugins" que adicionam funcionalidades ao assistente, incentivando a contribuição da comunidade.
A novidade estará disponível na aba Home do NVIDIA App como uma nova opção na seção Discover para usuários GeForce RTX a partir de fevereiro.
Fontes