Três gigantes dos games realizam demissões em massa em um só dia! Veja os afetados

2 min de leitura
Imagem de: Três gigantes dos games realizam demissões em massa em um só dia! Veja os afetados

O ano passado foi especialmente duro com vários desenvolvedores ao redor do mundo, com alguns estúdios sendo fechados e anunciando ondas e mais ondas de demissões na indústria de games. Infelizmente, parece que o cenário continua se repetindo nesse início de 2025, com algumas das principais empresas do ramo desligando parte de seus funcionários.

Após cerca de 200 demissões no ramo logo no primeiro mês do ano, agora, infelizmente, outras três grandes empresas da indústria de games também foram afetadas: Bandai Namco, Galaxy Studios e PlayStation.

Aparentemente, a Bandai Namco demitiu mais de 100 funcionários no Japão, após relatos do Bloomberg de que a empresa estaria tentando reduzir sua equipe no país. De acordo com o site Automaton, um registro aponta que 117 desenvolvedores deixaram a empresa entre 2024 e 2025 — mas não ficou claro se essas saídas foram voluntárias ou não.

Enquanto isso, a Galaxy Studios, desenvolvedora responsável pelo game de luta Killer Instinct, precisou desligar 66 funcionários para garantir a "sobrevivência a longo prazo" dos seus três estúdios. “Agradecemos a eles por trabalharem conosco. Faremos tudo o que pudermos para apoiá-los na busca pela próxima fase de suas carreiras”, lamentou em comunicado.

Por fim, a PlayStation também pode ter sido uma das afetadas. Segundo Oscar Diaz, que trabalhou como tecnólogo sênior de design na gigante japonesa, a empresa teria iniciado uma nova rodada de demissão em massa — embora ainda não se saiba a escala. Vale lembrar que a SIE demitiu mais de 1.100 funcionários só em 2024, o que equivale a praticamente 10% de sua força de trabalho global.

Primeiro mês de 2025 já começou com, pelo menos, 200 demissões na indústria de games

Além das demissões listadas acima, logo na primeira semana de janeiro o Eurogamer afirmou que "meia dúzia de funcionários” da Rocksteady também foram desligados da empresa no final do ano passado — cortesia do fiasco comercial de Esquadrão Suicida Mate a Liga da Justiça, que deu um prejuízo na casa dos US$ 200 milhões para a WB Games.

Posteriormente, no fim de janeiro, foi a vez da Ubisoft, que demitiu cerca de 185 funcionários como parte de uma reestruturação da empresa. As mudanças afetaram diversos escritórios da publisher espalhados pelo mundo, incluindo a Ubisoft Leamington, Ubisoft Leamington, Ubisoft Düsseldorf, Ubisoft Stockholm e Ubisoft Reflections.

“Infelizmente, isso deve impactar 185 funcionários no geral. Somos profundamente gratos por suas contribuições e estamos comprometidos em apoiá-los durante essa transição”, disse a publisher francesa no mês passado.

Que momento complicado para a indústria de games, não? Vale lembrar que 2024 também não foi nem um pouco fácil para o ramo. Será que as coisas melhoram no decorrer de 2025? Comente suas expectativas nas redes sociais do Voxel!

Cupons de desconto TecMundo:

Quer receber as melhores ofertas do TecMundo no WhatsApp?

Siga o nosso canal de ofertas!

Seguir e economizar
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.