Que fim levou a NET, operadora que ajudou a popularizar a TV a cabo no Brasil?

3 min de leitura
Imagem de: Que fim levou a NET, operadora que ajudou a popularizar a TV a cabo no Brasil?

No mundo tecnológico, muitas empresas vão e vem, e por vezes acabam se fundindo com outras companhias para se tornarem maiores. Neste sentido, um dos exemplos que podemos citar é a NET, que por muito tempo foi uma das maiores operadoras de TV por assinatura, banda larga e telefonia do Brasil. 

Porém, é preciso destacar que não se ouve mais falar sobre a NET há alguns anos, deixando uma pergunta no ar: que fim levou a operadora? Como isso impactou seus clientes? Falaremos sobre isso e muito mais nas linhas a seguir, dando continuidade ao quadro "Que fim levou" do TecMundo. Confira!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A trajetória de sucesso da NET

A NET Serviços iniciou suas atividades no Brasil em 1991, oferecendo TV a cabo em algumas cidades. Por muito tempo, aliás, ela ficou conhecida por esse serviço, se firmando como uma das opções mais conhecidas do país.

Com o passar dos anos, a operadora conquistou mais presença e se tornou referência no setor de telecomunicações, especialmente durante os anos 2000, quando introduziu os chamados combos de serviços. Vai me dizer que você nunca conheceu alguém que tinha o famoso pacote da NET Virtua em casa?

Esse serviço, aliás, foi pioneiro ao oferecer internet banda larga com tecnologia híbrida de fibra óptica e cabo coaxial (HFC). Esse foi um ponto decisivo para tornar a NET uma escolha popular entre os consumidores aqui no Brasil. 

Serviços de TV à cabo ajudaram a popularizar a NET no Brasil. (Fonte: GettyImages/Reprodução)
Serviços de TV a cabo ajudaram a popularizar a NET no Brasil. (Fonte: GettyImages/Reprodução)

A compra da NET pela Claro

Após uma temporada funcionando "pelas próprias pernas", a NET foi adquirida pela Claro. O processo de aquisição teve início em 2011, quando a Claro começou a adquirir ações da operadora.

Inicialmente, as duas empresas continuaram operando separadas, passando por uma integração gradual nas operações. Este movimento, aliás, era parte de uma estratégia do grupo América Móvil (que controla a Claro) para consolidar suas marcas no Brasil e oferecer um portfólio unificado de serviços. E isso, evidentemente, incluiria TV por assinatura, banda larga fixa e telefonia fixa e móvel.

Ao longo dos anos, a integração avançou e permitiu às duas empresas otimizar suas infraestruturas, oferecendo pacotes mais competitivos e integrados. Em 2019, a fusão iniciou sua consolidação e a marca NET deixou de existir oficialmente de maneira gradual. No fim, a Claro passou a absorver todos os serviços da NET, colocando tudo sob uma identidade única e dando fim ao nome "NET".

O fim oficial da marca NET

O desaparecimento da marca NET foi uma decisão estratégica tomada pela Claro. O principal objetivo era simplificar a comunicação e fortalecer a presença de uma única marca no mercado. A unificação proporcionou vantagens significativas tanto para a empresa quanto para os consumidores, como maior clareza na oferta dos serviços, modernização de pacotes e um atendimento mais integrado.

Além disso, a Claro também precisava se fortalecer diante da crescente concorrência com outras gigantes do setor, como Vivo, TIM e operadoras de internet regionais, que ganhavam espaço com tecnologias de fibra óptica pura. Com a estratégia de concentrar os investimentos em uma única marca, a Claro conseguiu focar na expansão tecnológica e na entrega de serviços mais eficientes.

Outro ponto importante da fusão foi a oportunidade de padronizar as tecnologias utilizadas. Com a integração total dos serviços, a Claro passou a operar com sistemas unificados, facilitando a oferta de pacotes com melhor custo-benefício e tecnologias de ponta, como fibra óptica e soluções de streaming, como o Claro Box TV.

Com a fusão, Claro absorveu todos os serviços oferecidos pela NET. (Fonte: Valor Econômico/Reprodução)
Com a fusão, Claro absorveu todos os serviços oferecidos pela NET. (Fonte: Valor Econômico/Reprodução)

O que mudou para os clientes?

Para os clientes da antiga NET, a mudança foi mais perceptível na identidade visual e nos canais de atendimento. Além disso, os planos e pacotes oferecidos passaram por atualizações, com a Claro apostando em novas soluções que atendem às demandas atuais do mercado, como pacotes com mais velocidade de internet e serviços de TV integrados ao streaming.

Os serviços tradicionais da NET, como a internet banda larga NET Virtua, continuaram existindo, mas sob o nome Claro. Já no atendimento ao cliente, a junção trouxe uma única central, facilitando o suporte e tornando mais simples a resolução de problemas e solicitações.

A marca NET ainda existe de alguma forma?

Atualmente, a Claro não utiliza mais o nome "NET" em nenhum de seus serviços. Ainda é possível acessar o site https://www.net.com.br/, mas a página é redirecionada para a Clara, com toda a identidade visual vermelha da operadora.

Embora a marca NET tenha sido descontinuada oficialmente, seu legado permanece. Muitos consumidores antigos continuam associando a internet banda larga da Claro ao nome NET Virtua, muito por conta do impacto que a marca teve no mercado brasileiro.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.