Todos os planos da Vivo deixaram de oferecer ligações telefônicas ilimitadas, conforme reportado pelo site Tecnoblog. A mudança nas ofertas ocorreu de forma discreta, sem qualquer anúncio oficial por parte da empresa.
Com isso, o fim das chamadas ilimitadas afeta tanto os planos pré-pagos quanto os pós-pagos. A alteração também se aplica aos planos Controle, Vivo Easy Prime e Vivo Total, este último combinando linha móvel e internet residencial.
- Leia também: Vivo lança serviço grátis para proteção em caso de roubo de celular; confira como ativar
Segundo a reportagem, a atualização no regulamento ocorreu nos primeiros meses de 2025. A mudança também impacta o envio de mensagens, agora limitado a 100 SMS sem custo adicional na maioria dos planos.

A partir de agora, a quantidade de ligações disponíveis para cada plano pode ser consultada na seção “Franquia”, dentro da tela “Mais informações”. No entanto, os preços das chamadas telefônicas não estão visíveis nas páginas principais.
No Vivo Pós, por exemplo, chamadas locais ou de longa distância com CSP 15 para telefones fixos e móveis custam R$ 0,10 por minuto. Já os planos que incluem pacote de dados oferecem 300 minutos para ligações destinadas a qualquer operadora.
Atualmente, os únicos planos da Vivo que ainda incluem chamadas e mensagens ilimitadas são os da categoria Controle, cujos documentos promocionais indicam que não há custo adicional.
Chamadas ilimitadas se tornaram um padrão no mercado
Ofertas com ligações e mensagens ilimitadas se consolidaram como um padrão no setor de telefonia móvel. Antes disso, a quantidade de minutos disponíveis era um fator determinante na escolha de um plano.
Hoje, os consumidores tendem a priorizar benefícios extras e a franquia de internet. É comum que operadoras ofereçam acesso a redes sociais e ao WhatsApp sem descontar dos dados móveis, além de incluir assinaturas de serviços de streaming sem custo adicional.

- Aproveite: Cupom de desconto para comprar um celular novo na Amazon!
- Aproveite: Cupom de desconto para comprar um celular novo no Extra!
Embora menos frequentes do que antes, as chamadas telefônicas ainda desempenham um papel importante na rotina de muitos usuários. Há alternativas viáveis, como ligações via WhatsApp, mas o serviço tradicional continua sendo essencial, especialmente quando o mensageiro da Meta não está disponível.
Mudança deve valer somente para novos clientes
A limitação de chamadas telefônicas e SMS aparentemente se aplica apenas aos novos contratos da Vivo. Clientes que aderiram aos planos até 2024 devem continuar com a oferta de ligações e mensagens ilimitadas garantida no contrato.
Em testes realizados pela reportagem no app Vivo, os serviços de ligações e SMS ilimitados continuam aparecendo na aba de benefícios. Os testes foram realizados em assinaturas dos planos Vivo Controle 8 GB III e Vivo Pré Turbo 30 dias.


Para modificar as condições dos contratos vigentes as operadoras devem seguir as regras do Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações (Resolução 765/2023):
- Alterações não podem ser feitas no primeiro ano de contrato;
- Reajustes e outras mudanças devem ser comunicados com pelo menos 30 dias de antecedência.
Esse tipo de ajuste é comum na TIM, por exemplo. Sou cliente pós-pago da operadora há meses e, sempre que há mudanças no valor ou nas condições do plano — como adição, remoção de benefícios ou ajustes na franquia de internet — a TIM envia notificações antecipadas por SMS.
Outro lado
O TecMundo entrou em contato com a Vivo para verificar o posicionamento da empresa sobre o assunto. A empresa não confirmou se somente novos clientes é que serão afetados.
Em breve nota, a operadora pontuou que “as condições comerciais dos planos vigentes da Vivo estão disponíveis em regulamento no site da operadora. Qualquer nova condição e fim dos prazos contratados é comunicada aos usuários conforme regras vigentes e também pelos canais de contato oficiais da empresa".
Se as chamadas telefônicas limitadas afetarem seu plano, você considera trocar de operadora? Deixe sua opinião nas redes sociais do TecMundo.