Grok: IA do X libera função que permite analisar e interpretar imagens

2 min de leitura
Imagem de: Grok: IA do X libera função que permite analisar e interpretar imagens

A inteligência artificial Grok, do X, agora também possui a capacidade de analisar imagens e fornecer ao usuário uma série de informações contidas nelas. O recurso começou a ser liberado nesta sexta-feira (3), até mesmo para os usuários da versão gratuita da plataforma, mas com limitações.

Em testes feitos pelo TechRadar, a IA se mostrou capaz de reconhecer um desenho do personagem da mitologia grega, Odisseu, como uma figura histórica. Além de analisar o conteúdo da mídia, a tecnologia conseguiu reproduzi-la com alterações, respondendo ao pedido para refazer a imagem.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A funcionalidade está disponível na versão web e no app do X, inclusive para usuários gratuitos. (Imagem: X/Reprodução)
A funcionalidade está disponível na versão web e no app do X, inclusive para usuários gratuitos. (Imagem: X/Reprodução)

O chatbot do antigo Twitter também pode entender textos em imagens, como destaca a publicação. Ao analisar folhetos de aulas de ginástica e artes marciais fornecido pelo usuário, ele identificou o que estava escrito e disponibilizou links clicáveis para endereços de páginas digitadas no papel, exceto o que levava a uma conta no Instagram.

Nos testes, o Grok ainda foi capaz de analisar o texto extraído e responder corretamente sobre dias em que as aulas aconteceriam, enquanto, em outra imagem, de um texto acadêmico, ele resumiu o trabalho e dividiu a resposta em tópicos, superando o ChatGPT. Como observa o site, isso pode ser útil para pessoas com dificuldade de processar informações visuais.

Como analisar imagens com o Grok?

Se você quer pedir à IA generativa do X que analise uma imagem, basta tocar no ícone do Grok, na parte inferior do app, pressionar o botão “+” e carregar a imagem desejada. Já na versão web do antigo Twitter, clique em “Grok”, no canto esquerdo da página, depois no ícone de um clipe, no campo de digitação, e faça o upload do arquivo.

Depois de enviar a imagem, o usuário deve fazer perguntas sobre ela ao chatbot para conferir as capacidades do recurso. No entanto, há algumas limitações na versão gratuita, como a possibilidade de enviar somente três imagens por dia e o não reconhecimento de arquivos em PDF.

Para usar a função mais vezes, pedir a ela que analise PDFs e obter outros recursos extras é necessário ter uma conta premium do X. A assinatura, que sofreu reajuste no final de 2024, custa a partir de R$ 42 mensais na opção com acesso avançado ao Grok.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.